SEGREDOS REVELADOS

Algumas das mais renomadas dermatologistas do Brasil revelam as suas rotinas de cuidados com a pele, os cremes que usam e os tratamentos que fazem para se manterem jovens e bonitas
Por Lilian Anazetti Fotos Daniel Cancini e Thaís Antunes
Gisele Bündchen, Claudia Raia, Deborah Seco, Glória Kalil, João Doria Jr. e Ana Hickmann exibem uma pele de dar inveja. Nos bastidores, eles contam com um time de dermatologistas renomados, que conhecem tudo sobre Cosmiatria – dermatologia focada no tratamento estético facial e corporal. Mas o que ninguém sabe – e vamos revelar aqui com exclusividade – é como essas especialistas em pele tratam de si mesmas. O que elas usam, o que há de mais moderno e quais os seus segredos para uma cútis perfeita? Laser, botox, preenchimentos, ácidos, cremes para o dia e para a noite, protetor solar, sabonetes para limpeza profunda: prepare o bloco de anotações para as dicas de Lígia Kogos, Denise Stein, Patrícia Rittes e Adriana Vilarinho.

Lígia Kogos
Rotina sem complicação,mas constante

Cuidar da pele sem complicação. “Dois minutos. É esse o tempo que devemos gastar de manhã e à noite para os cuidados básicos com a pele do rosto”, diz a renomada dermatologista Lígia Kogos, que possui um cadastro de clientes superior a 40 mil, entre eles Ana Hickmann, Ellen Roche e João Doria Jr. Muito vaidosa, Lígia revela a GW o que usa e a quais tratamentos recorre quando deixa de ser médica para ser paciente. “De manhã, lavo o rosto com água bem quente para tirar o inchaço e a palidez. Depois, uso um sabonete líquido para pele oleosa, um adstringente manipulado com ácido salicílico e glicólico, e aplico um hidratante, também formulado, com filtro solar fator 15, lift line (efeito cinderela), retinol e estradiol, o hormônio feminino”. Para a maquiagem, ela não economiza. Usa corretivo para olheiras, base – Color Stay, da Revlon, ou Forever, da Dior – depois um pó e, então, delineador, várias camadas de rímel e blush. Tudo à prova d´água. “Assim dura o dia todo”. À noite, para retirar a maquiagem dos olhos, usa um óleo manipulado. A rotina então volta ao sabonete, adstringente e aplicação de cremes. “Alterno: ou ácido retinoico formulado ou vitamina C, da minha própria linha, que estimula o colágeno, tem efeito tensor e antioxidante”. Com relação a tratamentos, Lígia não esconde. “Faço de tudo. Testo primeiro em mim para então aplicar nas pacientes. Gosto, particularmente, do botox e do preenchimento Sugiderm, um ácido hialurônico de última geração”. Ela também faz terapia fotodinâmica (Multiwaves), conhecida como banho de luz, para eliminar manchas, e tratamentos à base de luz intensa pulsada (LIP), como o Quantum e o Starlux, que revitalizam a pele, rejuvenescem e tratam lesões vasculares.

Adriana Vilarinho
Muitos creminhos e tratamentos

Ela não nega: “Adoro cremes e tratamentos com laser”. Uma das mais respeitadas dermatologistas do País, Adriana Vilarinho é membro da Sociedade Brasileira e Norte-Americana de Dermatologia e cuida da pele de personalidades como Gisele Bündchen, Mariana Weickert e Gugu Liberato. Quando chega a sua vez, não economiza. “De manhã e à noite lavo o rosto com sabonete líquido para pele oleosa – Biomedic Gel, Cleanance, da Avène, ou manipulados por mim. Depois, aplico um adstringente manipulado e um hidratante com filtro solar e neutracolor, para dar uma cor. Reaplico à tarde. À noite, uso duas vezes por semana o Cosmelan 2, para uniformizar a pele e eliminar manchas. Nas outras noites, aplico nutritivos como o Endocare Serum, fórmulas manipuladas com substâncias tensoras e um contorno de olhos”. Adepta dos tratamentos estéticos, recorre, vez ou outra, ao Laser Fraxel, Genesys e Thermacool. “Também aplico botox duas vezes por ano e faço preenchimento com ácido hialurônico”. Na praia ou na piscina, costuma se valer de armas poderosas, como o Heliocare 90 gel ou o Neutrogena 100, mais chapéu com filtro solar. Além disso, Adriana mantém uma dieta regrada – sem frituras e doces, e com suplementação de vitaminas mais antioxidantes –, faz exercícios físicos todos os dias e bebe muita água.

Imagem

Denise Steiner
Estar de bem com a vida é o melhor tratamento estético

Cremes e tratamentos estéticos podem ser uma das ferramentas principais para se alcançar a pele perfeita, mas existe algo que também deve ser levado em conta: “A felicidade contribui muito para uma pele jovem e saudável”, diz a dermatologista Denise Steiner, que comanda uma das mais badaladas clínicas dermatológicas da cidade e é autora do livro Beleza sem Mistério. Além de alto astral e paixão pelo que faz, uma das maiores especialistas em cosmiatria do País fala sobre a sua rotina de cuidados com a cútis. “Pela manhã lavo o rosto com sabonete neutro e aplico um filtro solar com vitamina C. À noite, alterno cremes à base de ácido retinoico, hidratantes ou cremes antioxidantes”. Entre os tratamentos, ela recorre ao botox quatro vezes ao ano e à luz pulsada para eliminar manchinhas. “Também faço peeling de CO² uma vez por mês para estimular a produção de colágeno, clarear manchas e atenuar rugas”, acrescenta Denise, que possui cerca de 30 mil pacientes cadastrados em sua clínica. Alimentação saudável, à base de frutas e verduras, além de musculação e exercícios aeróbicos três vezes por semana, completam a rotina da médica.

Patrícia Rittes
Uma das pioneiras

Na década de 80, quando a Cosmiatria ainda era embrionária no Brasil, Patrícia Rittes começou a investigar as substâncias que poderiam ajudar a eliminar as temidas celulites. Especializou-se nos EUA e hoje, após 27 anos de profissão, tem cerca de 8 mil pacientes cadastrados, entre eles Lilian Pacce, Glória Kalil e Martha Suplicy. Seus segredos de beleza, além dos cremes, está na prática de exercícios físicos diários e no tratamento corporal Velashape, para firmar a pele. “Importante também é a hidratação. Por isso, tomo dois litros de água por dia”, revela. A rotina de beleza da expert inclui, logo cedo, a limpeza do rosto com cremes da Avène (Cleanance) ou da Melora (Relipide). Em seguida, ela aplica um Serum de vitamina C, que ajuda na renovação celular. “Esse é um grande segredo. A vitamina C é ótima para deixar a pele jovem e iluminada”. Por cima, um gel da Neostrata com ácido glicólico e filtro solar fator 15. “O ácido age como se fosse um peeling”. Depois, ainda faz mais uma aplicação de filtro solar, desta vez com cor e fator 50. “Gosto da marca Heliocare, que também funciona como base”. À noite, para retirar a maquiagem, ela usa um demaquilante italiano da Cosmect Magistralli, vitamina C novamente e depois alguns regeneradores à base de ácido retinóico. Uma vez por mês, aplica uma máscara de colágeno antienvelhecimento que ajuda a hidratar e clarear a pele. Outro segredinho, este para ocasiões especiais, são as ampolas do Endocare Serum, que deixam a pele mais esticada e hidratada.

Jardis Volpe
O segredo do homem

Num universo profissional dominado por médicas, o dermatologista Jardis Volpe tem uma cartela de pacientes ‘estrelada’: Cláudia Raia, Maria Paula, Fernanda Vasconcellos, Deborah Secco, Sheila Carvalho, Daniela Cicarelli, Helen Ganzarolli, entre outros, seguem à risca as dicas deste jovem médico especializado em estética e cosmiatria. E quem disse que homem se cuida menos? Aos 34 anos, ele tem a sua própria receita de beleza, que é, basicamente, um mix de cremes, tratamentos à laser e estilo de vida saudável. “De manhã, lavo o rosto com uma espuma da açaí orgânico da Kiehl´s. Além de ser um ótimo antioxidante, é ideal para a pele masculina, que costuma ser mista, ou seja, com pontos de oleosidade e outros mais ressecados”, diz. Logo após, aplica um serum de vitamina C e ácido salicílico, que ajudam na renovação celular, além de combaterem os danos solares. Depois vem o protetor solar. “Gosto do Normalise, da Ada Tina, fator 30. Ele tem ótima fixação e não precisa ser reaplicado ao longo do dia”. Ainda de manhã, Jardis toma uma cápsula de suplemento manipulado, com vitaminas D, C, silício orgânico e iotina. À noite, faz a limpeza novamente com a espuma de açaí e aplica produtos com baixas doses de alfa-hidroxiácidos (AHA). Além desses cuidados diários, o médico também se preocupa com a alimentação. “Não como carne vermelha, somente peixes. Dou preferência a produtos orgânicos, não fumo e não bebo”. Vez ou outra faz luzes no rosto, que é um tratamento à base de fototerapia “Favorece a renovação celular, melhora a textura e imunidade da pele”. Já o laser Genesis Skin Therapy é um dos seus preferidos e o grande responsável para uma pele bonita. “Além de estimular a produção de colágeno, mantém os poros fechados e a coloração uniforme”. Ele recomenda essa técnica uma ou duas vezes ao ano.

Adriana Vilarinho
http://www.avdermatologia.com.br
Tel.: (11) 3884 7768
Lígia Kogos
http://www.clinicaligiakogos.com.br
Tel.: (11) 3052 3551
Denise Steiner
www,denisesteiner.com.br
Tel.: (11) 3825 9955
Patrícia Rittes
http://www.prittes.com.br
Tel.: (11) 3045 4167
Jardis Volpe
http://www.clinicavolpe.com.br
Tel.: (11) 3889 9582
Anúncios